Programação Final

24 de outubro de 2018
Universidade de Helsinque
Fabianinkatu 33, 3º andar, sala 5

8h30 Credenciamento e entrega de material
9h30 Mesa de Abertura
10h00 - 10h15  Intervalo para café

10h15 - 11h25  Conferência de Abertura

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: DESAFIOS DO ENSINO DE UMA LÍNGUA PLURICÊNTRICA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS
Prof. Dr. Nelson Viana
Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
Moderadora: Helena Noto. Centro Cultural Brasil-Finlândia.          

11h30 - 12h45 Intervalo para almoço

Comunicações Individuais

13h00 - 13h25
Antónia Estrela.  Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.
Patrícia Ferreira. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.
O MENTORADO NUM CURSO DE PLE: ESTUDO EXPLORATÓRIO

13h30- 13h55
Diana Santos. Universidade de Oslo, Noruega.
DIFERENÇAS CULTURAIS NO QUE SE REFERE ÀS EMOÇÕES: UM RELATO DO ENSINO DO PORTUGUÊS A NÍVEL UNIVERSITÁRIO NA NORUEGA

14h00- 14h25
Josiane Brunetti Cani. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS: AS TDIC A FAVOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA

14h30 - 14h55
Camila Dilli Nunes.  Aarhus University, Dinamarca.
AFINANDO AVALIAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO USO DA LINGUAGEM: O CASO DOS ESTUDOS BRASILEIROS NA UNIVERSIDADE DE AARHUS

15h00 - 15h25
Przemysław Dębowiak. Universidade Jaguelónica de Cracóvia, Polônia.
Natalia Czopek. Universidade Jaguelónica de Cracóvia, Polônia.
ENSINO DAS DISCIPLINAS DE LINGUÍSTICA PORTUGUESA EM CONTEXTO POLACO

15h30-15h55 Intervalo para o café
16h00 - 17h10 Conferência

PORTUGUÊS NO ENSINO BÁSICO FINLANDÊS – UM ESPAÇO DE CONTACTOS INTRA- E INTERLINGUÍSTICOS?
Prof.ª Dra. Jarna Piippo
Universidade de Helsinque, Finlândia
Moderadora: Patricia Carvalho Ribeiro.Centro Cultural Brasil-Finlândia.

Comunicação Individual

17h15 - 17h40
Rosa Maria Faneca. Universidade de Aveiro, Portugal.
PORTUGUÊS LÍNGUA PLURICÊNTRICA EM PORTUGAL: TENSÕES ENTRE A NORMATIVIDADE LINGUÍSTICA ESCOLAR E AS VARIEDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA

18h30 Coquetel oferecido pela Prefeitura de Helsinque para os palestrantes
Local: Vanha Raatihuone
Aleksanterinkatu 20, 00101 Helsinque


25 de outubro de 2018
Universidade de Helsinque
Fabianinkatu 33, 2º andar, Consistorium Hall

Comunicações Individuais

9h00 - 9h25
Andréa de Araújo Rubert. Universidade do Minho, Portugal.
Priscila Cristina dos Santos. Universidade do Minho,  Portugal.
PARA UMA PEDAGOGIA (CRIA)TIVA DA LEITURA/ESCRITA COLABORATIVA EM CONTEXTO DIGITAL

9h30 - 9h55
Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis. Universidade Federal do Amapá, Brasil.
ENSINO E AVALIAÇÃO DE ALUNOS FRANCO_BRASILEIROS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE OIAPOQUE-SP

10h00 - 10h25
Iorrane Meneses Linhares. Universidade de Brasília, Brasil.
COMO ORGANIZAR OS VERBETES DE VERBOS EM DICIONÁRIO DE APRENDIZAGEM?
  
10h30 - 10h55
Gabriel Borowski. Universidade Jaguelônica de Cracóvia, Polônia.
TRADUÇÃO NA AULA DE LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA POLONESA

11h00 - 11h25 Intervalo para café

11h30 - 11h55
Marina Minussi Franco. AMBI (Associação de Famílias Brasileiras na Irlanda).
Gislaine Widmer. Universidade de Zurique, Suíca.
A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E AÇÕES DE MÃES BRASILEIRAS NO PROCESSO DE MANUTENÇÃO DO POLH NO CONTEXTO IRLANDÊS E SUÍÇO

12h00 - 12h25
Belisanda Tafoi. Agrupamento de Escolas da Damaia, Portugal.
TURMA DE ACOLHIMENTO

12h30 - 12h55
Veronica Almeida.  Universidade do Porto, Portugal.
A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL: A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA E NA PEDAGOGIA SURDA

13h00 - 14h15 Intervalo para o almoço

Comunicações Individuais

14h30 - 14h55
Liliane Santos. Universidade de Lille, França.
O USO DAS TIC NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO-MATERNA: DO PROFESSOR-CONSUMIDOR AO PROFESSOR-ATOR

15h00 - 15h25
Elisabete da Conceição Rodrigues Flosa. Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Portugal.
PROJETO DE INTERCÂMBIO COM ESCOLAS DA ÁFRICA DO SUL: ENSINAR PORTUGUÊS EM CONTEXTO MULTICULTURAL

15h30- 15h55
Nuno Marques. Editora LIDEL, Portugal.

16h00- 17h15 Conferência de Encerramento

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA: POLÍTICAS, FACTOS E PRÁTICAS
Prof.ª Dra. Margarita Correia
Universidade de Lisboa, Portugal
Moderadora: Luciana Faria
                        Centro Cultural Brasil-Finlândia

17h20 - 17h35
Maila-Kaarina Rantanen. Brasileirinhos pelo Mundo, Finlândia.

Mesa- redonda

17h40 - 18h50
COMO LIDAR COM A HETEROGENEIDADE NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA?

Tatiana Mazza da Silva-Surer.  Sprachförderzentrum Wien, Áustria.
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA EM TURMAS HETEROGÊNEAS: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Juliana Azevedo Gomes.  Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
DIRETRIZES DIDÁTICAS PARA O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA

Julliane de Oliveira  Rüdisser.  Landesschulrat Tirol, Áustria.
A LEITURA E O POLH: UM PROJETO COM ALUNOS EM TIROL


Universidade de Helsinque
Fabianinkatu 33, 2º andar, Runeberg-Sali
Comunicações Individuais

12h00 - 12h25
Rute Brazil dos Santos
INICIATIVAS PARA ENSINAR PORTUGUÊS, LÍNGUA PLURICÊNTRICA DE HERANÇA, NAS ESCOLAS DE HELSINGBORG, SUÉCIA

12h30 - 12h55
Karin N. R. Indart. Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste
COOPERAÇÕES DE PAÍSES DA CPLP NO SISTEMA EDUCATIVO TIMORENSE: OS DESAFIOS DO PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO NA PRÁTICA

Mesa- redonda

17h40 - 18h50
ESTUDOS SOCIOINTERACIONAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA VISÃO MULTICULTURAL

Rodrigo Albuquerque. Universidade de Brasília, Brasil.
A NEGOCIAÇÃO DA IRONIA COMO PISTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO CONTEXTO DE ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL

Alex Leitão. Universidade de Brasília, Brasil.
NARRATIVAS VISUAIS NA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA INTERACIONAL: EM CENA UM ESTUDANTE DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA MATERNA COM ESPECTRO AUTISTA

Aline Muniz Araújo. Universidade de Brasília, Brasil.
A (IM)POLIDEZ NAS INSTÂNCIAS (PARA)LINGUÍSTICAS: A FORMULAÇÃO DE PEDIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ADICIONAL


19h00 - 19h20 Divulgação da VI Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa.
                           Informativos
                               
20h00 Jantar de Confraternização.
Local: Restaurante Caverna
Yliopistonkatu 5, 00100 Helsinque


26 de outubro de 2018
Universidade de Helsinque
Fabianinkatu 33, 3º andar, sala 5

Comunicações Individuais

9h00 - 9h25
Patrícia Ferreira. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.
Antónia Estrela. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.
APRENDIZAGEM DE PLE: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS A PARTIR DAS EXPETATIVAS DOS ESTUDANTES

9h30 - 9h55
Sylvia Cristina Toledo Gouveia. Universidade de Brasília, Brasil.
A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NOS MÉTODOS COMUNICATIVOS E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS

10h00 - 10h25
Maria Clara Neto Andersson. Folkuniversitet Gotemburgo e Modersmålslärare Alingsås, Suécia
Suécia.
DESAFIOS NO ENSINO DE PLM E PLE NA SUÉCIA

10h30 - 10h55
Rosane Natalina Meneghetti Silveira. Unochapecó, Brasil.
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELATO DE PRÁTICAS DE ENSINO DA COMUNICAÇÃO, CIDADANIA E CULTURA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS

11h00 - 11h25 Intervalo para café

11h30 - 11h55
Priscila Cristina dos Santos. Universidade do Minho, Portugal.
O TEXTO POÉTICO NA AULA DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA

12h00 - 12h25
Carmina Carvalheiro. Modersmålsskole, Dinamarca.
FALAR PORTUGUÊS TAMBÉM É CANTAR? - A MUSICALIDDE DA LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA DE PLE

12h30 - 12h55
Luciana Lousada. Linguaffin, Alemannha.
FERRAMENTAS DE AUTORIA: O USO DE EXELEARNING (EXE)

13h00 - 14h15 Intervalo para o almoço

14h30  Visita guiada a uma escola finlandesa